Leaderboard


Popular Content

Showing most liked content since 08/21/2018 in all areas

  1. 4 likes
    Bom dia a todos. Sou iniciante na arte do bonsai, começando a paixao com uma pequena serissa, e moro na cidade de Rio Grande, RS.
  2. 4 likes
    Olá Amigos, Sou de Campinas SP, 62 anos, comerciante e torcedor da Ponte Preta.Tenho 03 filhos e quem sabe em breve meu primeiro(a) Neto(a). ● Me considero bem iniciante mesmo, comecei a "viver Bonsai" quando ganhei minha primeira planta há 08 anos atrás (ainda não posso chamá-la de Bonsai, rsss). Hoje estou com 11 delas, creio que já superei a 1a) fase que é, não deixá-las morrer. ● Neste momento, já aposentado, estou lendo e assistindo tudo que posso sobre Bonsais para perder o medo de aramar, transplantar e acredito que, aqui neste ambiente vou conseguir aprender muito com cada um de Vocês para ter uma Planta bem Top daqui há alguns anos. Obrigado pela acolhida! Abraços à todos!
  3. 4 likes
    Boa noite amigos. Meu nome e Thiago, sou morador de Duque de Caxias no estado do Rio de Janeiro, sempre achei o cultivo e arte do bonsai incríveis, eu e minha noiva estamos morando juntos a alguns meses, em nossa casa ainda não possuímos nenhum tipo de planta, como nosso casamento está marcado para esse mês decidimos em começar um hobbie juntos, portanto vamos começar a entrar nesse mundo dos bonsais, nossa ideia inicialmente começar do zero com o plantio de sementes, espero que possamos aprender muito com todos e mais para frente poder contribuir com os amigos, obrigado a todos.
  4. 3 likes
    Olá! Meu nome é Ana Paula, tenho 23 anos e sou de Pinhais-PR Eu sempre quis aprender um pouco sobre bonsai, mas nunca tive oportunidade, pois minha antiga casa não batia muito sol e o pré bonsai que comprei acabou morrendo. Eu estou fazendo umas estacas pra adiantar o processo (sim, sou muito ansiosa) e gostaria de algumas dicas, aqueles macetes que só vocês sabem, rs. Vou ser ativa aqui.. Sou quase a "tia das plantas", mesmo com 23 anos kk Espero aprender muito com vocês!
  5. 3 likes
    Obrigada a todos pelas boas-vindas! Tive que voltar para o Brasil e a notícia veio meio bombástica junto com outras más notícias. Agora que me "estabelecí" de volta, PRECISO voltar para minhas plantas. Estou em vias de comprar uma jabuticabeira porque amo as frutíferas. Assim que achar a felizarda, posto no fórum. Elio, obrigada pelo link com as apostilas! Tneho muito tempo perdido para recuperar...
  6. 3 likes
    Olá Bom dia! Meu nome é Cleber, sou da cidade de Luziânia - GO, tenho 37 anos, sempre gostei muito de natureza em especial plantas e a algum tempo aprecio a arte do Bonsai porém nunca tomei a iniciativa de iniciar e então esse ano decidi estudar e encontre o canal do ABC do bonsai no youtuber e estou ai pra aprender.
  7. 3 likes
    Olá a todos. Meu nome é João sou de Portugal e vivo numa cidade perto da capital que se chama Setubal. Sou um apaixonado por esta arte. E de momento Conto com 8 pre bonsais. Dos quais por vezes fazem-me sentir meio perdido por falta de informação ou informação a mais na internet que por vezes revela-se contraditória. Então por falta de pessoas com a mesma paixão que a minha para partilhar dúvidas ou conhecimentos. Decidi juntar-me aqui. Obrigado por me receberem. infelizmente não consegui fazer uploud das fotos das minhas plantas.
  8. 3 likes
    Olá, meu nome é Leandro Andrade, de Guarulhos e após um amigo me apresentar a arte do bonsai eu me interessei muito e agradeço pela aprovação, obrigado
  9. 3 likes
    Olá, meu nome é Renato, moro na Zona Leste de São Paulo / SP. Comprei um "Bonsai" de mercado faz um ano e mantive ele vivo até agora apenas regando, agora resolvi me dedicar a este hobbie e estudar mais sobre o assunto para cuidar melhor e cultivar outros tipos de plantas. Eu e minha esposa estamos reformando a laje de casa para fazer um grande jardim e horta. Tenho certeza que vou conseguir muita ajuda aqui e espero poder contribuir mais para frente. Obrigado a todos.
  10. 3 likes
    Olá bonsaistas. Sou Thiago Kling, natural de Petrópolis RJ, atualmente residindo em terras mineiras, bem no meio do Vale do Jequitinhonha. A muitos e muitos anos atras, comecei estudar a arte do bonsai, ainda na infância, e tinha em meu padrinho um grande incentivador, que embora nunca houvesse se interessado, me ensinou a respeitar as árvores, e num belo dia, me presenteou com uma ida à um viveiro onde semanalmente comprava mudas de Pau-Brasil para replantio, e me deu um pequeno Junípero. O tempo passou, eu, criança, desviei a atenção e consequentemente a árvore morreu. Infelizmente alguns anos mais tarde perdi também meu padrinho, e com isso deixei de lado por completo o interesse em bonsai. Mas não foi aquela separação em que um vira pro outro e diz "não te quero mais!", apenas nos afastamos. Eis que agora, em terras mineiras, casado, morando temporariamente com os sogros, minha sogra se mostrou uma grande incentivadora. E tenho estudado um tanto pra enfim retornar, e agora, sem a inocência da infância, e com um pouco da responsabilidade da vida adulta. Em breve trago à vocês algumas das minhas aventuranças, e espero poder aprender um tanto e em breve contribuir com os demais membros. Até breve!
  11. 3 likes
    Olá pessoal! Meu nome é Mateus, tenho 43 anos e desde a adolescência eu curto muito a arte do Bonsai, embora nunca tivesse me aventurado nela. Há pouco mais de um ano, ganhei de um amigo um “bonsai” de mercado, um Junípero Shimpaku, que venho cuidando desde então e somente há uns 2 meses percebi que era uma muda, após ver vídeos do Abc do Bonsai. Desde então venho assistindo conteúdo e há duas semanas comecei a comprar plantas e também fiz várias alporquias que estão em andamento. Bougainvilleas, Pitangueiras, Acerolas, Azaleias, Juniperos e duas outras que ainda estou tentando saber que plantas são. Neste sábado irei fazer meu primeiro Yamadori, pois há uma obra e irão remover todas as plantas. Me deram autorização para retirar o que quiser e então irei fazer de duas árvores que achei bem interessantes. Estou ansioso para dar certo! Grande satisfação em estar aqui no forum e poder aprender e compartilhar experiências. Saudações!!!
  12. 3 likes
    Ola Pessoal, sou Jocemir moro em São José dos Campos SP, iniciante nessa arte, até o momento só assisti vários videos no youtube. Faço paisagismo em aquários plantados. Para inciar comprei uma mudinha de jabuticabeira e um pre-bonsai de Ipê amarelo (ainda nem chegou). Vamos ver como me saio nesse novo desafio.
  13. 3 likes
    Olá! Meu nome é Marcella, moro em Bauru e estou iniciando na arte do Bonsai, ainda com muitas dúvidas qto ao plantio, tipos de árvore para o cultivo, podas, etc. Tenho 2 bonsais, um q ganhei da minha avó q comprou no mercado, amoreira, e outro q eu mesma plantei, jabuticabeira. Entrei para aprender e quem sabe um dia somar também! Obrigada!!!
  14. 3 likes
    Olá, Meu nome é Erika tenho 45 anos e moro no Espírito Santo. Não sei nada de bonsai mas já venho assistindo aos vídeos a algum tempo e a um mês atrás fiz uma muda por estaquia de uma caliandra espinosa. Agora que posso tirar minhas dúvidas me empolguei, vou comprar uma planta boa e começar.... Muito obrigada pelo apoio... Erika
  15. 2 likes
    Olá a todos! Meu nome é Sally, sou de Brasília e comprei meu primeiro bonsai agora em julho. No momento estou colhendo os frutos da minha Morus nigra que está repleta de amoras. Tenho visto vários vídeos no YouTube que ensinam como cuidar de bonsai, mas as dúvidas nunca acabam e é por isso que resolvi participar aqui. Espero que este seja o primeiro de muitos bonsais! É isso!
  16. 2 likes
    Roubadori não é recomendado.
  17. 2 likes
    Olá galera sou novo aqui e também na arte do bonsai sou de Suzano SP estou em busca de trocar idéias sobre a arte e aprender , acompanho vários canais no YouTube inclusive do ABC do bonsai que foi meu inspirador obrigado!
  18. 2 likes
    Bom dia, sou novo por aqui.
  19. 2 likes
    Ola pessoal do fórum abc do bonsai !! Eu sou o Carlos Rocha, sou de Portugal, mais propriamente do sul, sol e praia !! Gosto muito de bonsai e resolvi iniciar me, arranjei algumas plantas e sementes e comecei s exprimentar, mas ainda sou mt leigo na materia e gostaria de contar com a vossa ajuda pra aprender mais. Espero poder contar com voces ai no Brasil pois sigo este canal e gosto bastante. Abraço Carlos Rocha
  20. 2 likes
  21. 2 likes
    Muito obrigado pela receptividade!
  22. 2 likes
    Eu me chamo Jonas Felipe Bom Ami e quero aprender mais a arte do bonsai tenho muito curiosidade e quero ter mais conhecimento e agradeço todos que me ajudar
  23. 2 likes
    Olá, me chamo Rodrigo sou do interior de São Paulo - Paraibuna. tenho 29 anos e me interessei pela arte do bonsai a pelo menos 2 anos
  24. 2 likes
    Boa noite!! Me chamo Giovanna, moro em Embu das artes SP e tenho 19 anos , estou começando com um lindo bonsai Érica flower
  25. 2 likes
    Boa tarde. Me chamo Roberto Franco, sou de Guarulhos/SP, gosto da cultura oriental devido aos ensinamentos e bons costumes. Tive meu primeiro contato com bonsai a 10 anos porém com a dificuldade de aprendizado e falta de material deixei de lado um pouco e agora a 2 anos voltei a cultivar.
  26. 2 likes
    Iai galera! Meu nome é Marcos Vendramini. Estou residindo atualmente em Bastos-SP (não achei no perfil o local para preencher a localização). Tenho 21 anos e no ultimo deles, aproximadamente, venho dedicando meu tempo livre a arte do bonsai e a reunir dicas e conteúdos para estudos e aplicação. Infelizmente ainda não tive um professor ou tutor, para que pudesse evoluir mais rápido (afinal, não tenho um poder aquisitivo tão alto), e assim ainda ando matando algumas plantas. Espero que possa aprender e receber algumas dicas aqui no fórum, assim como também, em alguns casos possa sanar algumas dúvidas sobre botânica, fisiologia ou morfologia de arbóreas, pois apesar de ser uma estrada muito longa rumo a especialização, a alguns anos venho caminhando e aprendendo muito como estudante de biologia. Obrigado a todos (= Abraços!
  27. 2 likes
    Bom dia! Meu nome é Marcos, tenho 30 anos e moro em São Paulo/SP. Sempre me chamou muita atenção bonsai, comprei um recentemente pela de um site, estou com ele há 3 dias, mas tenho inúmeras dúvidas, já que é meu primeiro bonsai, um shimpaku de 16 anos. Sobre as dúvidas, primeiro, qual é o tempo mínimo é o maximo de horas que ele precisa de sol? Luz artificial pode substituir o sol? Se sim , saberiam me dizer qual seria? Onde moro não bate sol o dia todo no quintal e sei que ele precisa de sol, mas se eu puder compensar as horas que ele não receber luz do sol com a luz artificial seria excelente. Outra dúvida é a forma de adubar, se coloco em todo o vaso apenas por cima do solo ou se tem alguma outra forma.
  28. 2 likes
    Seja bem vindo ao fórum e a arte do bonsai
  29. 2 likes
    Olá! Meu nome é Herick Paiva, resido no estado de Pernambuco, em Ribeirão – PE, que fica a 84,3 Km de Recife - PE e do mar a 58,3 Km, Mata Sul de Pernambuco. Estou iniciando e pretendo aprender mais sobre Bonsai, tenho três plantas que tento cuidar da melhor forma possível e mantê-las vivas, como todo iniciante muitas dúvidas e dificuldades para o manuseio, podas, cultivo etc. Como mencionado acima, tenho 3 plantas: uma Cerejeira Silvestre, uma Mini Boungavillea (Primavera) e um Junípero que ainda não identifiquei. Espero identificar, aprender e acompanhar a evolução das plantas. Forte abraço obrigado!
  30. 2 likes
    Olá para todos! Meu nome é Tiago, acompanho o Mac à bastante tempo no YouTube, mas só a aproximadamente uns 8 meses criei coragem para ter as minhas próprias plantas. Hoje tenho uma seirissa, um shimpaku e a mais nova um pré de caliandra que adquiri no início do ano. Desde então tenho estudado bastante, acompanho alguns canais no YouTube e pretendo realizar um curso presencial. Espero poder aprender com os colegas, e quando puder contribuir um pouco também. Muito obrigado por terem me aceitado!
  31. 2 likes
    Ola pessoal, estou começando na arte do bonsai e quero caminhar junto a vcs nessa aventura..obg😉
  32. 2 likes
    Olá, meu nome é Valério e estou iniciando na arte do bonsai. Atualmente possuo dois, uma cerejeira anã com uns 5 anos mais ou menos e uma jabuticabeira, com quase 2 anos. Moro em Curitiba e cuido deles no meu apartamento.
  33. 2 likes
    Meu nome é Thiago e eu sou novato em bonsais. Tenho 1 amoreira e um pinheiro. Moro em Uberlândia MG.
  34. 2 likes
    Fala galera, Boa tarde sou Daniel Damasceno, e como todos aqui aprendiz de iniciante a bonsaista. Sou de Manaus
  35. 2 likes
    Caros(as) colegas, Sou o Idelmar de Lima, tenho 33 anos, moro em São Paulo (capital) e adquiri uma Calliandra Selloy, com 15 anos, através do site ABC do Bonsai. Sempre tive vontade de ter um Bonsai, mas tinha medo de cuidar, achava que era muito difícil e dava muito trabalho. Ao começar assistir os vídeos no YouTube com as aulas, dicas, orientações do Mac Donald Fernandes comecei a gostar cada vez mais dessa arte. Por isso, comprei esta Calliandra Selloy porque ainda sou iniciante. Pretendo fazer o curso com ele para adquirir mais conhecimentos e, futuramente, poder cuidar de outros bonsai. Conto com a ajuda e colaboração de todos vocês, colegas, e se puder ajudar neste fórum contem comigo. Porém, acredito que mais precisarei de ajuda do que poderei ajudá-los, pois sou iniciante em Bonsai. 😂😂😂😂😂 Como o Mac Donald sempre costuma dizer: "Tamo junto". 🖒✌💪 Um grande abraço a todos(as)!
  36. 2 likes
    Boa noite. Meu nome é Rafael, sou de Curitiba -Pr. Iniciei meus estudos sobre bonsai cerca de 2 anos atrás, passei por uns periodos conplicados de rotina e nao conseguinpor em pratica o pouco que aprendi. Mas, estou voltando com bastante vontade... Grande abraço a todos
  37. 2 likes
    Olá, meu nome é Roberto Pontual, de Brasília, e tenho tentado o cultivo de bonsais nos últimos 3 anos, sem muito sucesso...... Meu objetivo é aprender e trocar experiências com as pessoas do fórum. Abraços,
  38. 2 likes
    Olá foristas, tudo jóia? Meu nome é Paolla, tenho 27 anos, sou de São Paulo - Guarulhos. Formada em Eng. civil, despertei interesse para o cultivo de bonsai em meados de 2018 durante o tratamento de um transtorno depressivo. Fui atleta a vida inteira e sempre zelei pela convivência junto a natureza. Espero poder contribuir positivamente para o desenvolvimento do fórum e agregar conhecimento.
  39. 2 likes
    Bom dia amigos, Me chamo luiz André moro em Resende interior do Rio de Janeiro sou iniciante com bonsai , tenho um juripero Procumbens que adquiri com mac donald no abc do bonsai e um shimpaku comprei em uma floricultura e acho que tenha uns dois anos se for possível me ajudarem ficarei muito agradecido . Irei me dedicar ao máximo a essa arte maravilhosa e a do bonsai. Um forte abraço a todos.
  40. 2 likes
    Olá, meu nome é Paulo Henrique e tenho 13 anos e ganhei um bonsai (muda) de serissa de aniversário, troquei de vaso e queria saber o que eu posso fazer para transformar ela em bonsai, posso entortar o troco pf me ajudem, não estou conseguindo mandar a foto então por favor entrem em contato comigo .................._meu número
  41. 2 likes
    Obrigado, Rodrigo, Vlademir, Joelson e Homero pelas boas vindas. Sim Homero qualquer coisa pode contar comigo. Jocemir.
  42. 2 likes
    Boa tarde! Meu nome é Fábio de Oliveira,moro em Gravataí - RS, estou começando na arte do bonsai. Minha duvida é saber qual momento posso aramar,tipo se quando já esta no vaso definitivo. Desde já obrigado!
  43. 2 likes
    Olá pessoal, boa tarde! Meu nome é Cláudio Martins moro em Cajamar. Sempre gostei de jardinagem. Hoje estou querendo aprender sobre bonsai. Tenho zero de conhecimento rssss estou vendo os videos da ABC bonsai no YouTube e estou gostando bastante. Hoje tenho um pé de laranja de 3 anos que esta plantado em um vaso e gostaria muito de prepara-lo para virar bonsai se tiverem algumas dicas de vídeo adoraria.... Enfim quero muito trocar conhecimento e ideias e aprender muito com vocês. Parabéns pela linda iniciativa do fórum. Um forte abraço a todos, Cláudio
  44. 2 likes
    Boa tarde! Me chamo Alan, moro em Tapira - MG, desde criança sou apaixonado com plantas, porém não tenho experiência alguma com a arte do bonsai, epsero aprender muito com vocês e também compartilhar o pouco que sei.
  45. 2 likes
    Olá pessoal, meu nome é Felipe, sou de Brasília - DF e apaixonado pelas árvores do cerrado. Um aprendiz da vida e um feto na arte bonsai. Forte Abraço
  46. 2 likes
    ,Olá, me chamo Juvenil, sou de Foz do Iguaçu no Paraná, comecei a me interessar por bonsai a uns +- 4 anos, procurei por informações na internet, vi vários vídeos, entre eles muitos do Mac, mas na hora da gente fazer aí que surgem as dúvidas, gostaria de trocar dicas e opiniões, desde já gradeço a ajuda de todos, abraço
  47. 2 likes
    Boa noite, Sou César Augusto, moro em Uberlândia MG. Não tenho experiência alguma em bonsais 😥 Espero aproveitar o fórum.
  48. 2 likes
    Olá, me chamo Alexandre tenho 26 anos resido em Poá-SP, através de pesquisas sobre hortas para minha esposa por acaso aparceceu um video sobre Bonsai, começei a pesquisar e não parei mais, ainda não adquiri nenhuma planta por ter 0% de conhecimento no assunto, espero aqui poder aprender com vocês e quem sabi também poder contribuir com o conhecimento de aguem. Desde já obrigados a todos
  49. 2 likes
    A que é um pouco difícil bonsai ou alguém pra te dá uma ajuda mas pra mim é um prazer está a que com vcs um abração pra todos sou de Recife Pernambuco
  50. 2 likes
    Boa tarde galera, me chamo Tiago tenho 35 anos estou querendo iniciar no bonsai , comprei minha primeira muda um juniperus jacaré , estou tentando postar a foto dele mais nao estou conseguindo , toda ajuda sobre a especie sera bem vindo se alguem puder postar a foto segue o link https://imgur.com/a/GKtoQR9