Leaderboard


Popular Content

Showing most liked content since 11/29/2019 in all areas

  1. 6 likes
    Bem pessoal, meu nome é Bruno, sou da área da saúde e tenho bastante apreço por plantas. Já cultivei alguns bonsais e muitos pré bonsais. Por volta de 2015, houve um incêndio na caragem da casa que morava e o viveiro era ao lado. Minhas plantas receberam muita irradiação de calor e todas morreram, 100% delas. Entrei em estado de luto e abandonei a arte. Somente agora passou a amargura e estou voltando. Obrigado por me aceitarem.
  2. 3 likes
    Boa tarde, pessoal! Me chamo Flavia, sou de São Caetano do Sul - SP. Iniciei meus estudos nessa quarentena. Tenho 2 "bonsais" em casa que meus filhos ganharam da avó e despertaram meu interesse. Ainda estou lendo muito e recolhendo material interessante, acredito que irei encontrar por aqui!!
  3. 3 likes
    Bom dia! Me chamo Ila Garcia e moro em Salvador. Sempre adorei bonsais e tive um que durou dois anos apenas com rega e amor. Como tenho muitas mudas (a maioria das frutas que como coloco os caroços para germinar) gostaria de saber mais sobre métodos para transformar mudas em bonsais! Obrigada por criarem esse espaço!
  4. 2 likes
    Bom dia @Bruno2santos Seja bem vindo ao fórum e a arte do bonsai e parabéns pela força e pela atitude de retornar ao hobby. Aqui no fórum, tem bastante matérias, apostilas disponibilizada gratuitamente que poderá aproveitar para aprender e se aperfeiçoar e tirar todas as duvidas que está tendo com a sua planta.. Antes de postar perguntas básicas como transplante, substrato, podas, épocas das intervenções, melhores bonsais para sua cidade, adubação, etc. recomendo que seja utilizado a barra de pesquisa que irá encontras bastante matérias. desta forma o fórum ficará melhor e não repetitivo com as perguntas básicas. Neste link irá encontrar quase todas as duvidas básicas., não encontrando, não deixe de perguntar antes de realizar qualquer intervenção, depois de realizado, pode não ter retorno.. http://forum.abcdobonsai.com/index.php?/forum/13-matérias/ Sempre que precisar tirar duvidas, recomendo que abra um novo tópico (minha arvore... minha dúvida) para cada planta que necessite auxilio ou opinião, desta forma, ficará mais fácil para todos e não terá divergência entre perguntas e respostas e não ficará misturado com a sua apresentação. Não deixe de ler os itens abaixo. Sobre postar fotos, o melhor é usar um site específico pra hospedagem de imagens... abaixo vc encontra alguns tutoriais. Qualquer dúvida referente a utilização do fórum, não hesite em perguntar. AMIGO(A), POR GENTILEZA, SUGIRO QUE LEIA ALGUMAS COISAS IMPORTANTES PARA A PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM! POR FAVOR, LEIA ANTES DE POSTAR. Use a ferramenta de pesquisa do fórum, tem muita matéria pra ser lida por aqui... Coloque o nome da sua cidade abaixo da sua foto de perfil. Isso é muito importante, pois as opiniões muitas vezes são baseadas no clima de cada região. Regras para participar: Como Colocar foto no perfil: Como postar imagens: Como postar foto pelo celular: COMO POSTAR FOTOS PELO CELULAR Por Noeli em Matérias, October 15, 2016
  5. 2 likes
    Boa noite amigos e amantes da arte do Bonsai, obrigado por me aceitarem no fórum! Meu nome é Leandro, tenho 23 anos e sou natural de São José dos Campos - SP. Desde já agradeço a atenção meus amigos! Um abraço!
  6. 2 likes
    Olá Todos! Meu nome é Zeuner Todo mundo me chama de "Z" Sou de sao paulo e minhas plantas ficam em Piracaia. Tenho várias jabuticabeiras e ando querendo me arriscar nos Pithecos e nas Pitangueiras. Abraços!!
  7. 2 likes
    @rbnogueira01, nenhum de nós utiliza esse kit adubação. Utilizamos, sim, eventualmente, um ou outro desses produtos. Mas não como fonte de nutrição para a planta. O.Forth Cobre utilizo para combater fungos nas plantas. Vai super bem em cactos, por exemplo. Provavelmente deve ir bem em pinheiros tb. Mas queima as folhas das plantas mais sensíveis, de folha plana - acer, amoreiras, e ficus carica. Por isso eh um produto que procuro evitar de aplicar nos bonsais. O calda sulfocalcica utilizamos para combater ácaros em juniperos. Sim, ela tb nutre, mas não eh a principal utilidade.dela. Se errar a dosagem, tb vai queimar suas plantas. Para adubar nossas plantas utilizamos osmocote e bokashi. É isso.
  8. 2 likes
    Sou Bia, e tenho um pré-bonsai de caliandra rosa. Moro em Ilhabela.
  9. 2 likes
    Olá, pessoal, boa tarde! Meu nome é Cláudio, sou de São Paulo capital e sempre achei interessante o bonsai. No entanto, apenas agora comecei a cultivar através de uma muda de Tuia Prata. Uma ótima semana a todxs!
  10. 2 likes
    Esse aí é um ficus benjamina, né? Cara, já viu no YouTube os vídeos do canal Bonsai Online? O cara, Wagner Guedes, é tarado por ficus, aprendeu a maneja-los com quem mais trabalha com eles (vietnamitas). Acho que vai aprender um bocado sobre a maneira de conduzir a espécie. Vale conferir.
  11. 2 likes
    Bom dia, Me chamo Amanda e sou de Esmeraldas - MG. Acabei de adquirir meu primeiro bonsai de Caliandra e estou ansiosa para ver sua evolução com o passar do tempo.
  12. 2 likes
    Boa noite, colegas. Me chamo Maitê, sou de Blumenau, Santa Catarina. Iniciante na arte do bonsai. Há 1 mês ganhei de presente uma jabuticabeira de supermercado e ao pesquisar sobre a arte do bonsai me apaixonei e busco trabalhar com minha muda da melhor maneira possível. Porém ainda não fiz nenhuma intervenção por estar no inverno, só retirei as pedrinhas de cima do substrato. Sei que pelos videos que tenho assistido do Mac o mais importante agora é troca-la de substrato e caprichar na adubação depois disso, certo? Alguma dica de estilo que posso seguir trabalhando com ela? (desculpe a ignorância desde já, mas pelo que vi ela possui 2 troncos, é isso mesmo? Seguindo assim o estilo Kabudachi?) Obrigada.
  13. 2 likes
    Bom dia! Sou Sandra Cardoso e moro no Rio de Janeiro. Comprei duas mudas no mercado- jabuticaba e pitanga, como faço para não deixá- las morrer. Já estou apaixonada por elas.
  14. 2 likes
    Tenho três bonsais já fazem 2 anos, uma Cerejeira anã, uma Pepper tree e um Ligustro. A cada dia que passa fico mais apaixonada por essas arvorezinhas. Resolvi entrar nesse grupo para troca de experiências, o que será muito bom para adquirir mais conhecimento.
  15. 2 likes
    Bom dia a todos, me chamo Antônio, 20 anos e com o isolamento social de 2020 acabei tomando a jardinagem como hobby, com o intuito de tentar salvar o jardim da minha casa que estava quase morto. Bom, eu comecei a cuidar das plantas e uma me preocupava especificamente: uma jabuticabeira que meu pai havia ganhado quando criança da minha tia avó. ele sempre havia me dito que ela era uma bonsai e ela realmente é bem pequena,além de estar em um vaso não muito fundo e está com o tronco bem grosso pra uma árvore que nunca foi treinada como bonsai. então tendo como objetivo preservar o que eu considero, praticamente, uma herança de família, recorri à internet para informações.Por fim acabei encontrando o ABC do Bonsai e comecei a aprender, porém mesmo com as informações disponíveis não sei se tenho qualificação ou experiencia para abordar essa árvore que é muito querida pelo meu pai. gostaria de saber o que posso fazer para preservar ela e fazer com que a mesma frutifique pela primeira vez, visto que em cerca de 63 anos isso nunca ocorreu apesar de adubação e regas adequadas. agradeço a todos desde já e espero aproveitar ao máximo os ensinamentos de Bonsaistas mais experientes. ps: não sei se esse forum foi o mais adequado para expor isso visto que acabou sendo mais uma duvida do que apresentação. com relação a fotos da árvore, eu ainda tenho que tirar algumas. Antônio
  16. 2 likes
    Olá, estou com muitas dúvidas. E quero aprender.
  17. 2 likes
    ola boa tarde me chamo Fabiano sou do Rio de janeiro duque de caxias Xerém baixada fluminense tenho 36 anos é uma satisfação maravilhosa fazer parte de vcs. gostaria de aprender muito com as plantas e claro com o bonsai e aproveita vê que sinto uma grande energia com as plantas e gostaria de aprender muito aqui com vcs espero ter ajuda de vcs forte abraço
  18. 2 likes
  19. 2 likes
    Bom dia, sou Henderson, natural de Bagé - RS, estudo a arte do Bonsai a mais ou menos 10 anos, passei maior parte desse tempo sem práticar, mas minhas plantas continuaram a crescere, agora que estou de volta vou processeguir com meu desenvolvimento.
  20. 2 likes
    Boa tarde pessoal, sou novo no fórum, moro em Santo André, estou começando na arte do bonsai, era um plano antigo, que foi ficando para trás a anos, porem essa quarentena ou isolamento social, estou em casa, fazendo apenas o necessário quando a empresa chama, e nessas quase 3 meses fiz muitas coisas que ficaram pra trás, inclusive estudandi o cultivo na internet, vi de tudo um pouco já, coisas boa e outras nem tanto, os melhores vídeos e conteúdo sem dúvida está no canal do abc do bonsai, e mais uns 2 ou 3 canais, mas em termos de conteúdo o abc do bonsai não tem igual! Bom vms ao que interessa, tenho algumas mudas já em treinamento, jaboticabeira, procunbens e Bougainville, porém todas compradas em gardem, muito novinha, estou a procura de uma planta pré bonsai com um pouco mais de idade e de fácil cultivo, e claro bonita, meu orçamento hoje está em 300 daqui mais uns dias talvez 500, o que vcs me aconselham? Desde já grato? Espero não estar sendo repetitivo!
  21. 2 likes
    Olá, boa tarde a todos! Meu nome é Adriano, sou mineiro, mas moro do ES há 10 anos, na cidade de Vila Velha. Sou personal trainer e estou começando a estudar pesquisar sobre bonsai, pois ganhei duas mudas (uma Caliandra branca e um Junípero Jacaré) e umas sementes (Pinheiro Negro). Comecei a pesquisar na internet, acabei caindo no ABC do Bonsai, virei fã do Mac e cá estou. Quero aprender muito para cuidar bem das minhas plantas. Tenho muitas dúvidas, vou procurar ler bastante aqui, especialmente as regras, para não fazer nada de errado. Obrigado! Abraços.
  22. 2 likes
    Ficus é uma excelente pedida.
  23. 2 likes
    Estou muito feliz por estar aqui, pois quero muito aprender a fazer Bonsai. Obrigada.
  24. 2 likes
    Olá pessoal! Me chamo Erisla, sou de Londrina-Pr e me apaixonei por bonsai ha alguns anos! Atualmente tenho um pré-bonsai de calliandra e algumas mudas! Tenho uma de café (nunca achei nada sobre bonsai de café) e uma de limão rosa que tem uma história, minha bisa plantou estes pés na casa dela e pretendo um dia conseguir transforma-los em bonsais! Tenho mudas de peroba, jacarandá, amora, canafistula e araucária! Sempre que posso leio e assisto os vídeos do abc para aprender e assimilar o conhecimento a respeito dessa arte até eu poder fazer o curso presencial! Um grande abraço a todos e bora fazer bonsai!
  25. 2 likes
    Me chamo Mateus Ramos moro em Maricá RJ e conheci o canal pelo recomendado do YouTube e depois disso comecei a me interessar muito por bonsai e entrei para o fórum para aprender mais sobre para eu poder fazer meu primeiro bonsai.
  26. 2 likes
    Olá, meu nome é Thiago, tenho 30 anos, moro em São Paulo - SP. Assisto bastante aos vídeos do ABC do Bonsai, e acho que é um dos maiores (se não o maior) canais de bonsai no brasil. Tenho um bonsai Loropetalum de 10 anos que comprei ja com essa idade, uma mudinha de juniperos, dessas de mercado mesmo, que já coloquei na bacia pra engordar, e uma mudinha de acerola que peguei da árvore aqui de casa para tentar transformar em bonsai. Apesar de acompanhar bastante o canal, tenho ainda muitas dúvidas, espero poder contar com todos do fórum para aprender cada vez mais sobre essa arte viva! Com certeza no futuro irei ajudar os iniciantes como eu a se desenvolver, nada como uma comunidade unida para o conhecimento evoluir. Abraços a todos! 2 pessoas curtiram isso
  27. 2 likes
    Olá, meu nome é Victor, tenho 28 anos, sou morador da cidade de São Paulo - SP. Acompanho com frequência o canal do Mac no Youtube e ando aprendendo muito com os vídeos. Tenho um bonsai de Cereja Silvestre e mesmo acompanhando os vídeos, ainda tenho muitas dúvidas e muito o que aprender. Acredito que aqui no fórum poderei aprender ainda mais com as experiências compartilhadas dos membros aqui presentes. Abraço a todos!
  28. 2 likes
    Bom dia Pessoal, O meu nome é Bruno Palma, resido em Portugal, e inscrevi-me neste grupo por me estar a iniciar nesta bonita área. A minha pesquisa originou-se no âmbito de dúvidas relativamente ao meu primeiro bonsai (Carmona Microphylla de 5 anos), e verifiquei que este grupo poderia ser um ótimo local para aprender, e melhorar as técnicas de desenvolvimento. Neste sentido, é desde já um prazer estar em contato convosco, e agradeço a vossa colaboração Um Abraço
  29. 2 likes
    Boa Tarde, sou de Cotia SP estou começando agora na Arte do Bonsai. tenho 3 pre bonsais, 2 pinheiros e 1 amoreira , a amoreira eu dei pra minha mulher, mas sou eu que cuido kkk, um dos pinheiros é uma muda de 15cm, comprei pro meu filho que acabou de nascer (pretendo ensinar desde cedo a ter paciência e usar o bonsai pra explicar algumas coisas sobre a vida) e o outro pinheiro deve ter uns 4 anos está comigo a 2 anos, esta em um vaso de treinamento alongando as raízes para iniciar o trabalho de colocar sobre uma pedra . desde já agradeço a todos por todo o conteúdo do fórum.
  30. 1 like
    Sempre que quiser mandar foto, devido o fórum não aceitar arquivos grandes, é recomendado hospedar sua foto em algum provedor,,, muitos utilizar o site do imgur. faça seu cadastro lá, logo em seguida irá armazenar as fotos e depois copiar e colar aqui no fórum . Acima mandei as orientações que poderá verificar Caso não consiga, avisa que tento explicar de outra forma...
  31. 1 like
    Bom dia @lteixeira Seja bem vindo ao fórum e a arte do bonsai. Realmente é um junipero.. mas não sei exatamente a espécie. O que recomendaria inicialmente. Abrir um novo tópico em minha arvore/minha duvida, e colocar estas fotos lá retirando as suas duvidas, assim sua apresentação ficaria com as informações abaixo, mais organizado e mais fácil futuramente para você se localizar e os demais também... Segue abaixo as dicas do fórum: Aqui no fórum, tem bastante matérias, apostilas disponibilizada gratuitamente que poderá aproveitar para aprender e se aperfeiçoar e tirar todas as duvidas que está tendo com a sua planta.. Antes de postar perguntas básicas como transplante, substrato, podas, épocas das intervenções, melhores bonsais para sua cidade, adubação, etc. recomendo que seja utilizado a barra de pesquisa que irá encontras bastante matérias. desta forma o fórum ficará melhor e não repetitivo com as perguntas básicas. Neste link irá encontrar quase todas as duvidas básicas., não encontrando, não deixe de perguntar antes de realizar qualquer intervenção, depois de realizado, pode não ter retorno.. http://forum.abcdobonsai.com/index.php?/forum/13-matérias/ Sempre que precisar tirar duvidas, recomendo que abra um novo tópico (minha arvore... minha dúvida) para cada planta que necessite auxilio ou opinião, desta forma, ficará mais fácil para todos e não terá divergência entre perguntas e respostas e não ficará misturado com a sua apresentação. Não deixe de ler os itens abaixo. Sobre postar fotos, o melhor é usar um site específico pra hospedagem de imagens... abaixo vc encontra alguns tutoriais. Qualquer dúvida referente a utilização do fórum, não hesite em perguntar. AMIGO(A), POR GENTILEZA, SUGIRO QUE LEIA ALGUMAS COISAS IMPORTANTES PARA A PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM! POR FAVOR, LEIA ANTES DE POSTAR. Use a ferramenta de pesquisa do fórum, tem muita matéria pra ser lida por aqui... Coloque o nome da sua cidade abaixo da sua foto de perfil. Isso é muito importante, pois as opiniões muitas vezes são baseadas no clima de cada região. Regras para participar: Como Colocar foto no perfil: Como postar imagens: Como postar foto pelo celular: COMO POSTAR FOTOS PELO CELULAR Por Noeli em Matérias, October 15, 2016
  32. 1 like
    Ótimo material, dá pra fazer um projeto legal. Se fosse minha, (nesta época, aqui na minha região) eu deixaria ela neste vaso mesmo, podaria logo acima dos primeiro galhos, adubaria bem e deixaria ela descansar. Ai no inverno do próximo ano, de acordo com as brotações, eu veria o que fazer. Não dá pra planejar muita coisa agora do jeito que ela está, é preciso ver como ela irá brotar.
  33. 1 like
    Bom dia! @Vlademir Serves. Li as regras e tentei seguir as orientações. Espero que esteja tudo certo com o meu perfil! Demorei um pouco para colocar a foto mas consegui agora! Abraços.
  34. 1 like
    Olá a todos, sou admirador e apaixonado pela arte do bonsai, sou de Anápolis,
  35. 1 like
    Seja bem vinda.
  36. 1 like
    Bom dia a todos. Meu nome é Leandro e estou iniciando na arte do bonsai. Acredito que irei aprender muito com todos por aqui. Desde já agradeço a oportunidade de interação com o conhecimento disseminado neste fórum. Valeu!!!
  37. 1 like
    Boa Noite!!! Meu nome é André,tenho 50 anos, em 2018 no dia dos pais ganhei 3 bonsais de meus filhos, perdi 2 bonsais devido a não conhecer bem a arte, procurei mais informação sobre o assunto nos videos e o Mac Donald me ajudou muito em suas explicações e desta forma em 2019 consegui por em pratica o que aprendi e me ingressar nessa arte, sou iniciante e estou ainda aprendendo. Recentemente comprei ferramentas no site do ABC de ótima qualidade que estão sendo de muita utilidade. Sempre gostei de bonsai mais somente agora estou conseguindo me dedicar.
  38. 1 like
  39. 1 like
    Boa tarde, me chamo Donizeti, sou de SP - capital, comecei a pouco tempo a cuidar de um bonsai Junipero! Espero aprender cada dia mais com a ajuda de todos. Obrigado pela aceitação! Boa semana a todos!
  40. 1 like
    Olá, meu nome é Luiz, sou de São Paulo e comecei a pesquisar sobre bonsai por volta de 2017. Já perdi algumas plantas, umas 3, e agora estou mantendo 7, espero conseguir fazê-las se desenvolverem be. É um prazer estar neste grupo e espero adquirir conhecimento pra poder ajudar. Abraços.
  41. 1 like
    Boa tarde, meu primeiro contato com o.mundo do bonsai, quero começar a me aprofundar no assunto. Se puderem me dar ficar para iniciar da maneira correta ficarei muito grato. Sou Luiz Henrique de Piraquara, PR.
  42. 1 like
    Boa tarde! Sou novo na arte do bonsai. Fiz um curso e estou adquirindo plantas de pré bonsai, para treino e manejo, desejo evoluir meus aprendizados nesse forum! Gratidão!
  43. 1 like
    Boa tarde! Sou Bruno se São Paulo, já brinco com a arte do bonsai há uns 20 anos, além de orquídeas e suculentas... estou em um novo projeto com uma grande jabuticaba que quero trabalhar nos próximos anos, estarei postando algo dela, para ideias e comentário dos amigos! Obrigado!
  44. 1 like
    Ola, sou Thiago e estou realizando um trabalho de analise de algumas especies nativas para verificar as técnicas de bonsai que elas respondem assim criar informação para mais pessoas iniciarem trabalhos com estas plantas, estou focando nas especies da mata atlântica pois moro na ZL de São paulo-SP e a primeira especie nativa que estou realizando testes e não encontro pessoas tentando fazer bonsai seria a erythrina speciosa (beleza vermelha), especie caduca de floração intensa no inverno (dando abundantes flores vermelhas com poucas ou nenhuma folha) com crescimento vigoroso de setembro até abril nas mudas analisadas em minha região (Tanto mudas de semente quanto de estacas), fácil reprodução por estaquia e por sementes sendo essas as únicas técnicas testadas ate o momento, crescimento vigoroso nos meses quentes, aceita poda drástica. Com relação as técnicas sendo testadas no momento estou realizando a fusão de troncos, alporquia, mergulhia, e finalizando a diminuição de folha que foi diminuída a menos de 10% (valor a do tamanho da arvore mãe porem ainda não foi verificado se esse tamanho de 2 cm de largura da folha. Anexado imagens da arvore na natureza, nas próximas postagens cada aspecto já analisado vai ser mostrado em detalhes, desejo que todos que possam fazer criticas construtivas me auxiliem a introduzir mais de nossas belas especies nativas nessa arte viva que é o bonsai
  45. 1 like
    Fala pessoal, blz? Sou Fabio de São Paulo, SP . Entrei no forum através do perfil ABC do bonsai e meu principal objetivo é saber se meu bonsai morreu ou ainda dá para recuperar. Fiz a troca da terra e do vaso em Garden e imagino que a pessoa fez o procedimento totalmente errado. Caso não haja recuperação, irei comprar outra e tomar os devidos cuidados, com a ajuda de vcs, claro! Irei postar a foto dela na sessão correta. Comecei a me interessar nos cuidados somente depois que minha serissa começou a secar e morrer, infelizmente. Abraços. Fabio Yuji
  46. 1 like
    bom dia @ohipnotista Seja bem vindo ao fórum a arte do bonsai. Sua profissão é hipnotista e acabou sendo hipnotizado pela arte do bonsai. kkkkkk. Brincadeira a parte, o bonsai quando gostamos, acabamos adorando e realmente nos apaixonamos pela arte, ainda mais quando conseguimos resultados satisfatório para si próprio, isto é muito bom e gostoso.. Aqui no fórum, tem bastante matérias, apostilas disponibilizada gratuitamente que poderá aproveitar para aprender e se aperfeiçoar e tirar todas as duvidas que está tendo com a sua planta..... Sempre que precisar tirar duvidas, recomendo que abra um novo tópico (minha arvore... minha dúvida) para cada planta que necessite auxilio ou opinião, desta forma, ficará mais fácil para todos e não terá divergência entre perguntas e respostas e não ficará misturado com a sua apresentação. Não deixe de ler os itens abaixo. Sobre postar fotos, o melhor é usar um site específico pra hospedagem de imagens... abaixo vc encontra alguns tutoriais. Qualquer dúvida referente a utilização do fórum, não hesite em perguntar. AMIGO(A), POR GENTILEZA, SUGIRO QUE LEIA ALGUMAS COISAS IMPORTANTES PARA A PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM! POR FAVOR, LEIA ANTES DE POSTAR. Use a ferramenta de pesquisa do fórum, tem muita matéria pra ser lida por aqui... Coloque o nome da sua cidade abaixo da sua foto de perfil. Isso é muito importante, pois as opiniões muitas vezes são baseadas no clima de cada região. Regras para participar: Como Colocar foto no perfil: Como postar imagens: Como postar foto pelo celular: COMO POSTAR FOTOS PELO CELULAR Por Noeli em Matérias, October 15, 2016 Só funciona se for tudo feito pelo..
  47. 1 like
    Ola boa noite! Vi as fotos do seu cambui! Parabens,simplesmente magnífica! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Posso te pedir um apoio? Quero adiquirir uma muda para iniciar um projeto nela! Pq acho o caule liso e clarinho simplesmente magnífico. Além disso, ela parece ter folhas beeeeem pequenininhas, o que da uma belesa incrível pra bonsai. São muitas perguntas e muitas dificuldades que estou tendo. Vc saberia me informar qual o nome científico desse seu cambui? Perguntei ao Ladoso e ele nao soube responder (ele simplesmente me falou: “cambuí verdadeiro”). Não me ajudou muito. Acho que sua muda é a mesma da dele, nao acha? Procurei na internet e achei vários tipos! Procurei também: - No mercado livre e achei eles por nomes de cores e com preços mais em conta! Tem o alaranjado, que parece o seu, mas ainda nã tenho certeza. Tem o roxo, tambem chamado de cereja de joinville, de folhas maiores. Tem o amarelo. - No google achei uns parecidos com flamboyant. Pode me ajudar, quero comprar uma muda e não sei onde adquirir. - Na idealbonsai.com.br tem por nomes científicos, mas eu tbm nao soube identificar porque tem uns de caule preto e uns de caule claro. Uns de folha pequena e uns de folha gramde. E são muito caros comprar por aqui. Por favor pode me ajudar? É o mesmo do Ladoso? Como comprou ele? Vc sabe onde consigo comprar? Se vc sabe o nome científico dele? O seu dá frutos? Se dá, de que cor são. Dá flores marcantes? Se sim, de quais cores. Sou de Brasília e nos viveiros daqui não achei isso de jeito nenhum! E vc que ja teve uma experiência com ele, preferiu utilizar qual substrato? Muito obrigado! João Paulo
  48. 1 like
    Boa noite amigo! Sobre esse osmocote. Vou procurar pra comprar, como aplico ele? Faço uma vala em volta da bacia, jogo ness vala e cubro com o substrato ou esse osmocote é granulado q coloca dentro do pote pra adubo? E em que mês eu coloco? Estou perguntando pq não sei nada mano, até baixei uns livros de bonsai pra aprender mais.
  49. 1 like
    Bom dia sou Uaracy e moro no Rio de Janeiro. Comecei agora na arte do Bonsai e espero contar com todos para que eu possa esclarecer as minhas dúvidas, um forte abraço a todos.
  50. 1 like
    Boa tarde, Meu nome é Sônia Limiro, moro em Goiânia/Goiás, sou Orquidofila a uns 10anos, mas de uns anos para cá é que me especializei mas com as orquídeas. sempre fui apaixonada pelo bonsai, mas não tinha coragem de encarar essa arte. Só que tenho assistidos muitos vídeos sobre, e como o Mac é contagioso com seus vídeos, e incentiva pra caramba, resolvi enfrentar esse desafio. Estou apaixonada pela arte, mas infelizmente estou perdida, não sei por onde começar direito.Ja comprei alguns pré-bonsais, e algumas coisinhas na sua loja.Estou pronta para começar, mas infelizmente não consigo um curso presencial, que é meu sonho fazer, só que para eu sair de minha cidade e Estado, esse curso tem que ser intensivo para compensar os gasto que terei, com passagem aérea, hotel, etc... E agora, estou com as plantas e não sei como mecher. 1-jaboticabeira; 1 cerejeira, 1 húmus, 1 secrisa, 1 Caliandra, 1 jacaré, 1 Pinheiro negro, 1 shimpaku, 1 Oliveira, 1 amoreira.