richard wagner nicolini

Membro
  • Content count

    6
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by richard wagner nicolini

  1. ligustrinho

    Boa tarde. Vlademir! Obrigado pelas dicas. Sou da cidade São Paulo. Vou fazer o que você sugeriu. Só preciso preparar uma pasta curadora para quando cortar os galhos mais grossos, não? Abraço.
  2. Pessoal , boa tarde ! tenho um bonsai que está com um excesso de galhos pequenos na parte de baixo. Como vocês sugerem que eu faça essa poda ? Posso remover esses galhos inferiores de forma mais radical ? abraço.
  3. ligustrinho

    Olá Flávio! Pelo que entendi, ao escolher o chamado ápice, os galhos mais afastados podem ser cortados e curados. Isso faria que a planta concentrasse o crescimento próximo ao ápice, dando formato a planta. Está correto meu entendimento? Abs.
  4. ligustrinho

    Roberto, boa tarde !! Essa planta está no vaso há pelo menos 6 anos. Foi quando adquiri. Não transplantei até por falta de maior conhecimento para realizar o procedimento. Sou novo na atividade. Coloquei outras fotos, mas vou tentar tirar outras mais adequadas. Obrigado pela ajuda.
  5. Boa Tarde! Meu nome é Richard Wagner Nicolini. Sou de São Paulo / SP e tenho bastante interesse em conhecer melhor essa arte milenar fascinante. Pretendo me aprofundar no assunto. Tenho um bonsai há 5 anos e já realizei procedimentos menores, como adubagem e poda superficial. Meu bonsai, supostamente, tem 17 anos. Pelo menos a indicação no momento da compra era de 12 anos. Tenho lido alguns artigos e sites a respeito e estou acompanhando os videos do ABC do Bonsai. Como está chegando a hora de realizar uma poda mais radical e até mesmo a mudança de vaso, preciso de mais conhecimento para fazê-lo de forma segura, sem prejudicar a árvore. Abraço a todos.