Julianabr78

Apresentação

9 posts in this topic

Ola, meu nome é Juliana, tenho 39 anos, sou bióloga e novata em bonsai. Com um montão de duvidas..

Moro em uma chácara em uma micro cidade no interior de SP, desde dezembro de 2013, vim para cá após começar a apresentar sintomas de uma doença rara que causa dor crônica constante e desloca todas as minhas articulações ainda sem diagnostico fechado mas tratada como Síndrome de Ehlers Danlos, como praticamente parei de andar e por causa das dores tive que parar de trabalhar vim morar aqui. Tenho um monte de bichos 8 cães, 6 gatos, galinhas entre outros, e quando trabalhava era na área de comportamento animal, sempre gostei de plantas mas nunca trabalhei com elas.

No ano passado, ao ir na casa de uma amiga olhei para 2 vasos de dedal, com as plantas mortas dentro deles e me lembrei que na infância cheguei a ter 6 vasos em dedal com suculentas em um mini suporte de madeira e uma mini samambaia, que acabaram morrendo provavelmente por falta de luz no apartamento em que morava, e da antiga vontade de ter um bonsai, mas que todo mundo falava que era muito difícil etc. Um dia ao ir comprar comida para os bichos na cobasi tinha um "bonsai de erica" acabei trazendo para casa, e meu pai ao ver meu interesse no natal me deu um bonsai de romã com 2 frutas.
Pensando que plantas precisam de luz para fotossíntese, coloquei as 2 no Sol, a erica esturricou que não consegui recuperar e o romã esta indo bem. A unica coisa que percebi no romã que não estava legal era um dos galhos com fruto que começou a secar, achei que o pé de romã estava fininho/ novinho demais para 2 frutos e acabei removendo ele. Então comecei a pesquisar sobre como cuidar de um bonsai de romã pela internet, e muitas vezes ao invés de  respostas acabaram surgindo um monte de duvidas, muitas informações desencontradas cheguei a conclusão que este vaso de plastico não é legal.. mas em alguns lugares falam que a transferência tem que ser no inverno na dormência da planta, outros mandam fazer na primavera que por ela estar ativa ela se recuperaria mais rápido.

Minha mãe também esta querendo tirar umas plantas do jardim e comecei então a me perguntar se qualquer arvore/ arbusto desde que não esteja enorme pode ser feito um bonsai, ou se só algumas espécies? Domingo passado em uma feira agropecuária estavam doando algumas mudas de plantas, peguei algumas e chegando em casa fiquei olhando para elas e me perguntando se daria para fazer bonsai de alguma delas. Olhando na internet falam que se preferem plantas de frutos menores (no caso de frutíferas), por causa da estética das frutas por ser grandes não ficar muito legal. Mas em nenhum lugar achei falando se ha espécies que se pode e outras que não podem ser miniaturizadas. Existe algo sobre isto?

Foi então que fuçando daqui e de lá que acabei parando neste forum e espero aprender bastante.

Segue uma foto do meu pé de romã, ainda com os frutos, não sei a idade dele, mas imagino que seja bem novinho com a idade minima de produzir frutos.

  

Romã.jpeg

1 person likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bem vinda, Juliana!✌️✌️👍

Tecnicamente toda árvore pode vim a ser um bonsai(miniaturização), porém bonsai não é só redução do tamanho, Bonsai também é proporção, por isso não fazemos Bonsai de Jaca, até podemos diminuir a árvore, mas não podemos diminuir seu frutos e flores, por motivos óbvios de proporção um bonsai de Jaca quando com frutos, esse não harmoniza com a árvorezinha.

Pensando dessa forma procuramos sempre por espécies que naturalmente já tenham as folhas, frutos e flores com tamanho já reduzido ou pelo menos não tão grandes assim, temos técnicas para reduzir o tamanho das folhas, mas se demasiadamente grandes mesmo reduzindo ao máximo ainda assim não conseguiríamos uma proporção e harmonia satisfatória, então posso afirmar que existem espécies naturalmente propícias para se trabalhar na arte do Bonsai e outras que por condições físicas e biológicas não é apropriada para a arte do Bonsai.

Mas fique tranquila que a lista de espécies de nativas, estrangeiras com boa adaptação ao nosso clima e as exóticas é satisfatória.

Aqui tem muito material de estudo é um pessoal disposto a compartilhar conhecimento.

Bem vinda e bom estudo.:D

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Seja bem vinda Juliana , como moras em uma chácara isso pode te ajudar bastante no cultivo de bonsai , sem falar no bem estar de cuidar dos bichos e principalmente plantas , desejo melhoras e bons estudos .

AMIGO(A) POR GENTILEZA, SUGIRO QUE LEIA ALGUMAS COISAS IMPORTANTES PARA A PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM! POR FAVOR, LEIA ANTES DE POSTAR.

Use a ferramenta de pesquisa do fórum, tem muita matéria pra ser lida por aqui...

Coloque o nome da sua cidade abaixo da sua foto de perfil. Isso é muito importante, pois as opiniões muitas vezes são baseadas no clima de cada região.

 

Regras para participar:

http://www.abcdobons...ara-participar/

 

Como Colocar foto no perfil:

 

 

Como postar fotos pelo celular:

http://www.abcdobons...ar/#entry172985

1 person likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá tudo bem?

Hoje fui no Ceasa de Sorocaba e  acabei comprando algumas plantas para poder aprender com elas. Peguei um buxinho e uma jabuticabeira sabará. Quis estas mudas totalmente cruas para poder aprender do começo o que fazer com elas. Comprei vasos de barro para elas, porque vejo pessoas criticando os de plástico, outros falando que não há  problema e uma Piracanta de cerca de 3 anos, já como "bonsai". Tinha uns bonsais mais velhos, mais grossos etc, mas de verdade acho que antes de comprar uma planta mais profissional (por enquanto vou chamar assim), acho que preciso aprender o básico.

Aqui em casa também tem alguns pingo de ouro que minha mãe quer remover do jardim, cheguei a pensar se for possível transformar em pré bonsais seria um matérial gratuito para aprender com elas. Mas antes disto, quero aprender a preparar estas  mudas que comprei. Amanhã faço umas fotos de cada um e monto um tópico individual para cada uma com as respectivas dúvidas.

Vejo que em relação, aos bonsais existem muitos termos técnicos. Existe algum glossário com eles aqui no fórum? Alguma apostila básica recomendada?

Outra dúvida sobre o fórum,  mas regras para participar uma das categorias as de dúvidas gerais, sem ser de uma planta específica não existe (mais) provavelmente. Estou tendo um pouco de dificuldades de localizar as coisas por aqui.

Obrigado a todos.

 

 

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Neste tópico tem aaa orientações onde todas as dúvidas se encaixam 

A respeito dos pingo de ouro , é uma boa sim , ainda mais aproveitar material bem adiantado , mas atente para época correta dos procedimentos a serem executados , yamadori, poda , desfolha , etc...

Material de apostila tem essa aki do tio Élio

https://drive.google.com/file/d/1zUNfiKuzzU6D4-Or_hJ6mUsx1xkRMiyp/view?usp=drivesdk

2 people like this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quando abrir uma categoria no menu , dentro de cada uma tem informações sobre as regras para ter certeza se onde vai ser postado seu tópico é o local correto ou não .

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, Julianabr78 disse:

Vejo que em relação, aos bonsais existem muitos termos técnicos. Existe algum glossário com eles aqui no fórum? Alguma apostila básica recomendada?

Outra dúvida sobre o fórum,  mas regras para participar uma das categorias as de dúvidas gerais, sem ser de uma planta específica não existe (mais) provavelmente. Estou tendo um pouco de dificuldades de localizar as coisas por aqui.

Obrigado a todos.

 

 

 

 

 

Oi, Juliana!

Então, no bonsai cada parte da planta, cada procedimento, cada estilo, tamanhos, forma de obtenção da muda que originou o bonsai, enfim, tudo tem um termo específico, no geral em japonês... Apesar de não achar tão necessário de início conhecer todos os termos e nomenclaturas do bonsai, já que são mesmo mui5os, é bem bacana e facilita muito na prática conhecer os mais comuns. Tinha um tópico muito bom de uma moça que, alem de tudo, entendia muito da linguagem japonesa e explicava até sobre a pronúncia correta de cada termo... Infelizmente não achei para te passar, mas segue um outro link com um glossário/dicionário que pode te dar uma ajudada. No mais vc vai se familiarizando naturalmente à medida que for aprendendo sobre estilos, procedimentos, etc...

Seja muito bem-vinda!

http://obonsaista.com.br/bonsai/glossario-bonsai/

2 people like this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bem-vinda.........

Bem-vindo..................se interessar, no link abaixo tem minhas apostilas gratuitamente!

1 person likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now