richard wagner nicolini

ligustrinho
Poda de Ligustrinho

8 posts in this topic

Pessoal , boa tarde ! tenho um bonsai que está com um excesso de galhos pequenos na parte de baixo.

Como vocês sugerem que eu faça essa poda ?

Posso remover esses galhos inferiores de forma mais radical ?

abraço.

 

8cS1sUT.jpg

EIBYOJR.jpg

zazaZVO.jpg

 

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara.... quantos anos está nesse vaso, uma planta desse porte pode realizar o transplante tranquilamente 2 x por ano.

 

Agora quanto a poda poste fotos de frente, lados e fundo. Tente focar a planta como um todo primeiro, assim podemos avaliar melhor a situação. 

1 person likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu sugiro você enxergar o projeto padrão de conicidade: galhos mais grossos embaixo (perto do nebari) e afinando a medida que sobe. Escolha um galho para ser o ápice e dê um formato à planta.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 14/11/2019 at 18:13, Roberto Franco disse:

Cara.... quantos anos está nesse vaso, uma planta desse porte pode realizar o transplante tranquilamente 2 x por ano.

 

Agora quanto a poda poste fotos de frente, lados e fundo. Tente focar a planta como um todo primeiro, assim podemos avaliar melhor a situação. 

Roberto, boa tarde !! Essa planta está no vaso há pelo menos 6 anos. Foi quando adquiri. Não transplantei até por falta de maior conhecimento para realizar o procedimento. Sou novo na atividade. Coloquei outras fotos, mas vou tentar tirar outras mais adequadas. Obrigado pela ajuda.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 19/11/2019 at 10:06, FLÁVIO AUCAN disse:

Eu sugiro você enxergar o projeto padrão de conicidade: galhos mais grossos embaixo (perto do nebari) e afinando a medida que sobe. Escolha um galho para ser o ápice e dê um formato à planta.

Olá Flávio! Pelo que entendi, ao escolher o chamado ápice, os galhos mais afastados podem ser cortados e curados. Isso faria que a planta concentrasse o crescimento próximo ao ápice, dando formato a planta. Está correto meu entendimento? Abs.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vamos por parte Richard. Qual a sua região (recomendo que coloque no seu perfil a cidade) assim é possível ter ideia do seu micro clima. 

Se fosse minha a planta, eu faria o seguinte procedimento. 

1º- devido a planta estar com excesso de galhos e longos, eu faria uma limpeza dos galhos mortos, elimine as tifurcação \I/, deixando bifurcação \/, elimine galhos cruzados.. após esta limpeza, corte os galhos longos, imaginando um triangulo...  se ficar com medo ou por falta de experiência, vai com calma. 

Após a poda, retire ela do vaso que já esta quebrado... encontre outro vaso ou simplesmente um recipiente um pouco maior que o vaso. (não esqueça de furar para drenagem)

Corte as raízes lateral que estará em volta do vaso. Mesmo sendo uma planta resistente, evite de mexer nos torrão central. 

Prepare um bom substrato, e plante ela nesta novo vaso.. Após plantar, deixa o vaso submerso por uns 15 minutos,  retire e deixe por 15 dias a meia sombra, após este período, pode ir colocando no sol... 50 dia depois já pode entrar com uma boa adubação....  opôs a recuperação, poste fotos de melhor ângulo, com melhor visão.... 

Este seria o procedimento que eu faria... se quiser esperar mais opnioes....

Vai atualizando para que possamos ver a evolução.  

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 26/11/2019 at 17:04, Vlademir Serves disse:

Vamos por parte Richard. Qual a sua região (recomendo que coloque no seu perfil a cidade) assim é possível ter ideia do seu micro clima. 

Se fosse minha a planta, eu faria o seguinte procedimento. 

1º- devido a planta estar com excesso de galhos e longos, eu faria uma limpeza dos galhos mortos, elimine as tifurcação \I/, deixando bifurcação \/, elimine galhos cruzados.. após esta limpeza, corte os galhos longos, imaginando um triangulo...  se ficar com medo ou por falta de experiência, vai com calma. 

Após a poda, retire ela do vaso que já esta quebrado... encontre outro vaso ou simplesmente um recipiente um pouco maior que o vaso. (não esqueça de furar para drenagem)

Corte as raízes lateral que estará em volta do vaso. Mesmo sendo uma planta resistente, evite de mexer nos torrão central. 

Prepare um bom substrato, e plante ela nesta novo vaso.. Após plantar, deixa o vaso submerso por uns 15 minutos,  retire e deixe por 15 dias a meia sombra, após este período, pode ir colocando no sol... 50 dia depois já pode entrar com uma boa adubação....  opôs a recuperação, poste fotos de melhor ângulo, com melhor visão.... 

Este seria o procedimento que eu faria... se quiser esperar mais opnioes....

Vai atualizando para que possamos ver a evolução.  

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde. Vlademir!

Obrigado pelas dicas. Sou da cidade São Paulo.

Vou fazer o que você sugeriu. Só preciso preparar uma pasta curadora para quando cortar os galhos mais grossos, não?

 

Abraço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now