Leaderboard


Popular Content

Showing most liked content since 12/18/2017 in all areas

  1. 2 likes
    Bom dia amigos, Meu nome é Eduardo Martinelli e há muitos anos sou fascinado pela arte do Bonsai. Já tive alguns bonsai no passado, mas morava em apartamento e não tinha conhecimento nem tempo para estudar e manter as plantas de forma saudável. Agora finalmente me organizei e já fazem alguns meses que tenho estudado bastante, tanto em livros, artigos como também vídeos. Quando me juntei a este grupo foi com o objetivo de aprender e poder ter ajuda de mais entusiastas como eu, e quem sabe, no futuro, poder ajudar outros também. Moro em Brasília-DF, tenho 48 anos. Abraços a todos.
  2. 2 likes
    Meu nome é Celso Vieira Marques Neto, residente em Belo Horizonte/MG, profissão: Advogado e, irei contar um pouco da minha história com esta arte, que começou faz 20 dias. Fico no escritório grande parte do dia e, após, fico estudando para o concurso de Magistratura. Estava estressado e procurei a meditação, junto com ela descobri o bonsai. Procurei o Ladoso da Bonsai Shizen, tendo em vista que sou de BH. Isso faz 20 dias. Apaixonei por essa arte e pela tranquilidade que ela dá, para o lazer, trabalho e estudo. Nas minhas férias eu fiquei por conta de conhecê-la melhor. Li três livros, assisti a quase todos os vídeos do ABC do Bonsai e, adquiri um bonsai de 15 anos, um de 6 anos e quatro pré-bonsai com idades entre 1 e 5 anos. Tenho certeza que a meditação junto ao bonsai vai me ajudar a superar este concurso tão difícil. Um grande abraço e será um imenso prazer conhecer esta arte através de um fórum sério, com informações confiáveis. Obs: Poderia fazer um vídeo com informações sobre a Shefflera Arboricola como bonsai no canal. Estou criando uma, ainda é pré (2 anos) e não consigo muitas informações sobre a espécie. Att, Celso Vieira Marques Neto.
  3. 2 likes
    Obrigado pelas boas vindas! Elio, sou natural de Juiz de Fora/MG e moro em Três Corações há um ano. Quando cheguei questionei a natureza do nome e alguns tentaram me explicar, no entanto, muito superficialmente o que encontrei no site da prefeitura. Segue: "Existem três diferentes versões para a origem toponímica do município: Conforme o historiador mineiro Alfredo Valadão, o nome da cidade originou-se das voltas que o Rio Verde realiza ao redor da cidade. As tais voltas, vistas de um panorama aéreo, são percebidas como formas que se assemelham a três corações. Uma versão não tão histórica, mas extremamente poética conta que três boiadeiros, vindos de Goiás, renderam-se aos encantos de três moças da localidade. Jacyra, Jussara e Moema despertaram o amor dos três boiadeiros e conquistaram os três corações. Hoje oficialmente aceita, a terceira versão descreve que Tomé Martins da Costa , o fundador da cidade, ao construir a 1ª Capela no arraial, em 1761, consagrou-a aos Santíssimos Corações de Jesus, Maria e José." Detalhe importante é que Três Corações é a cidade natal de Pelé.
  4. 2 likes
    Olá, meu nome é Daniel Reis, sou nascido em Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo (divisa com Minas Gerais, próximo à S.João da Boa Vista/ Mogi-Guaçu/ Andradas). Moro em São Paulo desde sempre, mas TODO final de semana vou pra Pinhal, que é minha válvula de escape, onde posso respirar ar puro e estar próximo à natureza Sou engenheiro civil, gosto de fazer trilha de moto e jipe, e mexer com bonsai. Bonsai sempre me fascinou, a primeira vez que vi foi no filme do karatê Kid. Meu primeiro contato foi com 15 anos (1993), quando comprei um Cotonaester na Av. Paulista. A única instrução que o cara me deu foi que tinha que macerar um amendoim, fazer uma bolinha e colocar no pé da arvorezinha para servir como adubo. Sem internet para me instruir, a planta não durou 1 ano, ainda mais ficando na penumbra do meu quarto e eu restringindo a rega para não escorrer água pelo fundo do vaso kkk. A segunda experiência foi com uma Carmona em 2009, já com apostilas tiradas da internet, falando de rega, insolação, adubação, poda e transplante. Aramação não me lembro se tinha, estilização com certeza não, mas de qualquer forma eram estágios avançados por demais para mim. Essa foi melhor tratada com rega e insolação, mas a sequencia de pragas me venceu, e infelizmente a coitada se foi em 2 anos. Assim que esta última se foi, ficou um desejo latente de aprender mais e ter sucesso no hobby, já que eu tinha muita vontade de ter uma arvorezinha saudável dentro da minha casa. Aliás, sou um apaixonado em observar árvores na natureza. Enfim, em 2013 comecei a fazer pesquisas na internet, e adquiri um Ulmus. Aí não consegui parar mais, hoje tenho 12 plantas, algumas compradas na internet, outras feitas com mudas de viveiros e um yamadori. Na verdade fiz pesquisas mais focadas em cuidados, e pouco sobre estilização. Fiz um curso básico que consolidou o que já tinha visto, aí parei de pesquisar e fui tratar de praticar, só fazendo pesquisas breves para sanar as dificuldades que encontrava. Em 2015 descobri os vídeos do Mac que me ajudaram bastante e comprei o livro do Mário A. G. Leal. Venho estilizando bem de leve, mas a falta de habilidade faz com que os meus mal mereçam o título de pré-bonsai kkk). Estou sentindo falta agora de desenvolver esta habilidade e aprimorar meu senso crítico. Já comecei a pesquisar mais na internet sobre o tema, e resolvi ingressar no fórum pois a troca de experiência será fundamental (me cadastrei em 2015 mas nunca tinha entrado kkk). É isso aí pessoal, apresentação feita..
  5. 1 like
    Seja bem vinda o Fórum Lizandra,
  6. 1 like
    Obrigada Rodrigo!
  7. 1 like
    Seja bem-vinda, Lizandra!
  8. 1 like
  9. 1 like
    Bem vindo Teodoro, desculpa mas eu tenho que te avisar... o Mac é aprendiz de iniciante, aspirante do aspirante que é aprendiz do aprendiz do aspirante do mestre de Bonsai, e é ele mesmo que diz isso! Kkkkkkkkk Mas ele manda bem assim mesmo! Kkk ✌️👍
  10. 1 like
    Lizandra Souza, bem vinda! ✌️✌️👍
  11. 1 like
    Olá Colega, Ja segui estes passos. Obrigada
  12. 1 like
    Seja bem-vindo, Marcos! Sou de Barbacena... Como vc disse, bonsai na nossa região não é muito popular, mas qualquer coisa que precisar, estamos aí!
  13. 1 like
    Olá, amigos do Forum ABC do Bonsai, saudações! Pratico de forma amadora o Bonsai desde 2005 e desejo me aprofundar na arte. Minha planta mais antiga é um Junipero Shimpaku que adquiri em 2006 com a idade de 16 anos e vai indo bem. Estou muito feliz de tê-los encontrado. Saudações!
  14. 1 like
    Vou fazer um curso com o Ladoso e no Bonsai Morro Velho. Comprei os bonsai para acabar com a ansiedade, porém, meu objetivo é ler muito, entender a arte desde sua história. Vou tentar plantar tb. Já estou lendo sobre o yamadori para pelo ter um assim. Att,
  15. 1 like
    Meu nome é Gerson Oliveira da Silva, moro em Sapiranga - RS (próximo a gramado) , estou iniciando na arte do Bonsai , ganhei uma Jabuticabeira (pré-bonsai) de um amigo, a uns 6 meses, e fui adquirindo outros, assisto os videos do Mac e tem me ajudado muito. Amei este fórum , vejo que tem pessoas com muita experiência e boa vontade em ajudar. É uma honra poder fazer parte deste grupo . Abraço a todos!
  16. 1 like
    Olá, me chamo Bruno, sou de Jaú/SP, formado em Ciências Contábeis e agora estudante de Farmácia em Ribeirão Preto. Com a nova área veio o interesse pelas plantas e juntamente o interesse pelos bonsais, até mesmo porque estava precisando de um hobby que me fizesse exercitar a paciência e controlar a ansiedade.
  17. 1 like
    Bem vindo a arte e ao fórum....
  18. 1 like
  19. 1 like
    Ele não é japa............é Italiano, mas gente boa e entendido na arte......Elio Luiz Secchi ...vc acha ele no face!
  20. 1 like
    Obrigado pelas Boas Vindas
  21. 1 like
    Bem-vindo, Cristiano!
  22. 1 like
    Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  23. 1 like
    Bem vindo Cristiano.✌️✌️👍
  24. 1 like
    Meu nome é Homero, moro em Jacareí-SP (cidade próxima a São José dos Campos). Sou engenheiro mecânico há 27 anos e meu interesse por bonsai já dura aproximadamente 10 anos. Tenho me orientado por meio de artigos e vídeos na internet. Gosto muito dos vídeos do MacDonald Fernandes, que acho bastante instrutivos. Neste quase 10 anos tenho tido alguns problemas com minhas plantas e acho que já passou da hora de entrar em um fórum sobre o assunto para apresentar e discutir os problemas que tenho encontrado.
  25. 1 like
    Bem-vindo Cristiano. Pq a cidade tem esse nome?????????????
  26. 1 like
    Bem vindo ao fórum , Cristiano Mendes AMIGO(A) POR GENTILEZA, SUGIRO QUE LEIA ALGUMAS COISAS IMPORTANTES PARA A PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM! POR FAVOR, LEIA ANTES DE POSTAR. Use a ferramenta de pesquisa do fórum, tem muita matéria pra ser lida por aqui... Coloque o nome da sua cidade abaixo da sua foto de perfil. Isso é muito importante, pois as opiniões muitas vezes são baseadas no clima de cada região. Regras para participar: http://www.abcdobons...ara-participar/ Como Colocar foto no perfil: Como postar fotos pelo celular: http://www.abcdobons...ar/#entry172985
  27. 1 like
    Bom dia a todos Eu sou o Claus Marques, de Brumadinho, MG - Brasil Estou Começando na arte do bonsai, cerca de 1 ano, é um prazer poder participar. Grato
  28. 1 like
  29. 1 like
  30. 1 like
    Fala galera !! Me chamo Vitor, tenho 17 anos, curto bonsai desde quando tinha uns 11, eu era viciado, ficava horas e horas no pc buscando informações.Tinha várias plantas aqui em casa, mas infelizmente deixei morrer tudo, pq desanimei uma época e fiquei uns 3 anos parado. Em julho deste ano resolvi voltar. Atualmente tô com 4 mudas aqui e mais algumas "semi-mudas" kkkkk Depois vou postar aqui no fórum pra vocês opinarem. Flws o/
  31. 1 like
    Seja bem vindo a arte...
  32. 1 like
  33. 1 like
    Bem vindo Marques! ✌️✌️👍
  34. 1 like
  35. 1 like
    Seja bem vindo... E boa sorte no retorno da arte...
  36. 1 like
    Bem vindo Vitor.............semi-mudas? então elas falam um pouquinho...........que blz!
  37. 1 like
    Bem vindo Guilherme!
  38. 1 like
    Seja bem-vindo, Guilherme!